Endereço

Departamento de Educação Física
Avenida P. H. Rolfs, s/nº
Campus Universitário
E-mail: des@ufv.br

Telefones: (31) 3899-2249; 3899-2258; 3899-4392

 

Histórico

RESUMO HISTÓRICO DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
O curso de Licenciatura em Educação Física foi implantado em março de 1975 com o oferecimento de 50 vagas anuais sendo 25 para homens e 25 para mulheres. Anos mais tarde as 50 vagas passaram a ser oferecidas sem distinção de gênero e em 1999 esse número foi ampliado para 70 vagas. Nesse mesmo ano o Departamento de Educação Física ofereceu o curso de Licenciatura Parcelada na cidade de Coração de Jesus em razão do Convênio assinado entre a UFV e a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais oportunizando ao Departamento de Educação Física vivenciar e experimentar novos e diferentes  desafios.

Anteriormente a implantação do curso os professores de Educação Física, técnicos em desportos, estavam vinculados à antiga Divisão de Assistência cujas competências são hoje desempenhadas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários. Em 1978, com a implantação da nova estrutura em Centros de Ciências na UFV, o Departamento de Educação Física ficou integrado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, onde permanece até hoje.

Seu primeiro chefe foi o Professor Emílio Gomide Loures, seguido, como apresentamos em ordem cronológica, pelos seguintes professores:

  1. Emílio Gomide Loures – De setembro de 1977 a março de 1980
  2. José Elias Rigueira – de março de 1980 a março de 1981
  3. Willian Albuquerque – De março de 1981 a junho de 1983
  4. Vera Lúcia Simões da Silva – De junho de 1983 a dezembro de 1984
  5. Ronaldo Sérgio Giannichi – De dezembro de 1984 a novembro de 1987
  6. Márcio Monteiro Leite – De novembro de 1987 a abril de 1988
  7. José de Fatima Juvêncio – De abril de 1988 a maio de 1990
  8. Paulo Lanes Lobato – De maio de 1990 a novembro de 1992
  9. Roseny Maria Maffia – De novembro de 1992 a dezembro de 1994
  10. José Olympio de Almeida – De dezembro de 1994 a outubro de 1996
  11. Adilson Osés – De outubro de 1996 a janeiro de 2001
  12. Emmi Myotin – De janeiro de 2001 a dezembro de 2003
  13. Paulo Lanes Lobato – De dezembro de 2003 a novembro de 2008.
  14. José de Fátima Juvêncio –  de dezembro de 2008 a junho de 2011
  15. Eveline Torres Pereira – de junho de 2011 a março de 2013
  16. Paulo Lanes Lobato – de março de 2013 até a presente data.

Já em 1978 o currículo implantado três anos antes se mostrou inadequado para as necessidades da formação do Professor de Educação Física tendo o mesmo sido radicalmente modificado. Com essa modificação a UFV foi à primeira universidade a ampliar a duração dos cursos de Educação Física no Brasil para 3,5 anos. Até então a formação do Professor de Educação Física era de três anos.
O arrojo da UFV fez-se presente novamente quando da segunda reformulação do currículo do curso em 1986 com o encaminhamento e implantação do Bacharelado em  Educação Física consolidando-se em um dos primeiros cursos  de Bacharelado em Educação Física no Brasil e foi concebido para que pudesse formar um profissional com perfil para atuar fora do âmbito do ensino formal o que se constituiu na base da regulamentação da profissão que veio a acontecer em 1998.

Hoje a UFV é reconhecida como parte importante no processo histórico da regulamentação do Profissional de Educação Física e apesar de ter sido possivelmente a primeira ou a segunda instituição a implantar o bacharelado a UFV formou a primeira turma de bacharéis em Educação Física do Brasil em agosto de 1987.

Durante todos esses anos o curso de Educação Física sempre esteve classificado entre os melhores do Brasil dada à estrutura da UFV e sua política agressiva de capacitação docente especialmente nos anos 70 e 80. O Departamento de Educação Física beneficiou-se desta política e já em 1989 quase 100% de seu corpo docente estava constituído por professores com, no mínimo, o título de mestre – fato raro na ocasião. Hoje o Departamento de Educação Física possui um quadro de 20 professores dos quais dois são mestres, dois doutorandos e 16 doutores.

O Departamento de Educação Física sempre teve na extensão o seu ponto forte sendo que o envolvimento de seus professores tem trazido ótimos frutos para o ensino e para a pesquisa. Estima-se que, desde 1975, mais de 50 mil pessoas já utilizaram-se e beneficiaram-se das atividades oferecidas pelo Departamento de Educação Física em diferentes áreas de atuação, entre elas, atividades de lazer, esportes de rendimento e participação e atividades físicas para pessoas de todas as idades oriundas de diferentes segmentos populacionais. Destaque-se que desde a década de 1990, quando os temas sobre pessoas idosas ainda não figuravam entre as principais preocupações da sociedade, o Departamento de Educação Física já trabalhava em projetos destinados à pessoas da Terceira Idade que se consolidaram e promoveram um expressivo aumento e diversidade nas atividades nos últimos anos.
Os grupos de Ginástica Olímpica, Ginástica Acrobática, Ginástica Geral e Trampolim Acrobático implantados em 1976 são responsáveis por uma das atividades mais antigas de extensão da UFV, já tendo representado a instituição e o país em inúmeros eventos nacionais e internacionais em países como Itália, Portugal, Espanha, Alemanha, Rússia, Canadá e Austrália, além de ter promovido muitos estágios e formado muitos técnicos para a modalidade.

Paralelamente, a natação vem sendo oferecida desde inicio da década de 1970, promovendo desde a iniciação ao treinamento de equipes, e tendo passado por diferentes denominações, atualmente esta formalizada como Projeto Nadar e que tem não só contribuído para a melhoria da qualidade de vida, mas com um público muito diversificado, promovendo a iniciação, o aperfeiçoamento e treinamento de alto rendimento, além eventos não só de prática como também de formação profissional estimulando o surgimento em muitas outras cidades de equipes conduzidas por egressos do Projeto Nadar.
Por mais de 10 anos, entre 1994 e 2006,  o Departamento de Educação Física promoveu a cada dois anos o Simpósio Mineiro de Ciências do Esporte que atraiu  profissionais de muitas áreas, dentre as quais Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Pedagogia, etc. e promoveu intenso intercambio e desenvolvimento na produção científica do Departamento de Educação Física.

Concomitante aos Eventos surgiu a idéia e foi criada a Revista Mineira de Educação Física que era uma publicação semestral e atualmente é quadrimestral editada pelo Departamento de Educação Física e que tem se projetado, até mesmo por países como Portugal, Espanha, Paraguai, Argentina dentre outros e que se consolidou como consistente veiculo de comunicação científica para além das Minas Gerais e até mesmo do Brasil.

Com o avanço da capacitação dos professores e produção científica, surgiram a demanda por mais laboratórios, tendo sido criados inicialmente Laboratório de Performance Humana (LAPEH), coordenado pelo Prof. João Carlos Bouzas Marins; Laboratório de Estimulação Psicomotora (LEP) coordenado pela Prof.ª Eveline Torres Pereira, Laboratório de Biologia do Exercício coordenado pelo  Prof. Antônio Natali;

Núcleo de Pesquisa e Estudos em Futebol, coordenado pelo Prof. Israel Teoldo da Costa.

Em conseqüência dessa evolução nas pesquisas e principalmente por uma oportunidade de associação com a Universidade Federal de Juiz de Fora e com apoio dos Departamentos de Nutrição e Saúde e de Veterinária ambos da UFV, foi viabilizado a implantação, em 2005 do Programa de Mestrado conjunto do Departamento de Educação Física da UFV/UFJF.

Docentes em atividade:
Adilson Osés, Amanda Piaia Silvatti, Anderson da Cunha Baía, Antonio José Natali, Carlos Augusto Costa Cabral, Claudia Elisa Patrocínio de Oliveira, Eveline Torres Pereira, Israel Teoldo da Costa, Jaqueline Cardoso Zeferino, João Carlos Bouzas Marins, José Geraldo do Carmo Salles, Leonice A. Doino, Maicon Rodrigues Albuquerque, Mariana Calabria Lopes, Marizabel Kovalski, Newton Sanches Milani, Paulo Lanes Lobato, Paulo Roberto Santos Amorim, Ranah Manezenco da Silva, Thales Nicolau Prímola Gomes.

Ex-Docentes:

Adalberto Rigueira Viana, Andréa Moreno, Alba Pedreira Vieira, Antônio Pinto Rubim, Carlos Fernando Baptista, Cátia Mary Volp, Conceição Moura Bonfim, Emmi Myotin, Hildegard Hilke D. ELizabeth Krause, Hotthorgamin Petterman, José Alberto Pinto, José Carlos de Paula, José de Fátima Juvêncio, José Elias Rigueira, José Jairo Vieira, José Olympio de Almeida, Márcio Monteiro Leite, Maria Aparecida Cordeiro Sperancini,  Maria Eugênia Penha Morato, Maria Heloísa de Amorim Sá, Maria Tereza Silveira Böhme, Maristela Moura Silva Lima, Paulo Fernando Leite, Pedro Alves Paiva, Rosane Rosendo da Silva, Ronaldo Sérgio Giannichi, Roseny Maria Maffia, Sérgio Amauri Barros, Silvia Maria Saraiva Valente Chiapeta, Sílvio Ricardo da Silva, Vera Lúcia Simões da Silva, William Albuquerque e Wilson de Moura Bomfim


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress