Endereço

Departamento de Educação Física
Avenida P. H. Rolfs, s/nº
Campus Universitário
E-mail: des@ufv.br

Telefones: (31) 3612-5400 ; 3612-5401 ; 3612-5402

 

Apresentação

O Departamento de Educação Física (DES) integra o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e, por mais de 40 anos, desempenha as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O DES sempre teve como ponto forte a formação de recursos humanos para a atuação na área de Educação Física. Inicialmente, graduou diversos profissionais em Licenciatura Plena em Educação Física. Anos mais tarde, em 1986, iniciou, de forma pioneira no Brasil, a formação de Bacharéis em Educação Física. Nesta mesma época, proporcionou também a formação de Especialistas (Pós-Graduação Lato-Sensu) em Educação Física Escolar. Atualmente, o DES oferece o curso de Especialização em Futebol, o qual forma profissionais do Brasil e do exterior. Desde 2007, em associação ampla com a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora, o DES forma Mestres e, em 2016, iniciou o curso de Doutorado em Educação Física.

As pesquisas desenvolvidas no DES, com o trabalho destacado de docentes, discentes e técnicos, contribuem para o avanço do conhecimento na área da Educação Física. Em suas especialidades, com apoio institucional e de órgãos de financiamento públicos e privados, pesquisadores do DES desenvolvem seus projetos. Destaca-se aqui as parcerias e colaborações com pesquisadores e laboratórios da UFV e de outras instituições no Brasil e no exterior. Certamente, esta atividade dá sustentação à produção científica do DES e auxilia na formação de futuros pesquisadores.

Atividades de extensão sempre foram amplamente desenvolvidas no DES ao longo de sua existência. Os projetos de extensão aqui realizados envolvem docentes, discentes e técnicos e têm trazido ótimos frutos para o ensino e a pesquisa. Atividades de lazer, esporte e condicionamento físico são oferecidas a pessoas de diferentes idades das comunidades universitária (docentes, discentes e técnicos) e viçosense. As vivências nestas atividades extensionistas contribuem para a formação de futuros profissionais em Educação Física.

Por fim, o DES zela pela qualidade das atividades acadêmicas desenvolvidas visando a formação de profissionais qualificados em diferentes níveis (Graduação e Pós-Graduação) para a sociedade brasileira, em consonância com a excelência da Universidade Federal de Viçosa.


Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress